O poder dos encontros maternos e o dia em que encarei organizar um

Hoje quero compartilhar com vocês que tenho aprendido muito nos congressos, seminários e encontros maternos, que reúnem especialistas, mas também são uma grande oportunidade de encontrar mães reais e que estão ali para aprender, errar e acertar. Elas estão em busca de sua melhor forma como mãe.
Tive a oportunidade de participar de alguns eventos que considero importantes e acho válido citar aqui, como o Seminário Pais e Filhos e o Seminário Internacional de Mães. Confesso que em alguns momentos das palestras sentia como se tivesse tomado um soco no estômago. Em outros, respirava aliviada. Mas em todos eu aprendi a ser uma mãe melhor, a entender que eu sou a melhor mãe que minha filha poderia ter. E que não existe uma regra para acertar, mas sim o meu modo de fazer, que se encaixa nas necessidades e particularidades da minha família. E se você estiver aberta a aprender certamente os encontros maternos são grandes oportunidades para a vida materna.

E então… resolvi organizar um encontro também!
Mergulhei nesse universo não apenas como parte da plateia porque, além de ter algumas leitoras da região de Jundiaí sugerindo que fizesse um encontro materno, sabia que poderia promover um evento bacana e com resultado positivo para tantas mães. E posso contar? Foi uma das experiências mais incríveis que tive depois de ser mãe. Ao organizar o I Encontro Materno de Jundiaí pude dar ouvidos às necessidades de muitas mães e ter um retorno incrível de histórias ótimas. Pensar nos temas, escolher os palestrantes, selecionar os parceiros.

Tudo foi um grande aprendizado para mim como mãe e como profissional também, afinal, sou comunicadora por formação e por paixão, e não tenho medo ou vergonha de confessar que não pretendo mais passar grande parte do meu dia numa redação.
Fiquei surpresa em ver a quantidade de mães dispostas a participar. Bem antes da data de encerramento da venda dos ingressos não havia mais nenhum disponível! Foram quase três meses correndo atrás de cada detalhe e no dia eu estava tão feliz por poder conhecer e abraçar cada mãe que vi nascer ali uma mulher que eu ainda não conhecia. Aliás, não posso deixar de agradecer a agência IO Comunica, que caminhou ao meu lado, produzindo todo o material de divulgação, que ficou super bonito!

Confesso que além de empoderar outras mães, também me senti muito mais empoderada!
Foi uma manhã de muito aprendizado, troca e diversão para os filhos, que também tiveram atenção especial. O nosso patrocinador oficial foi o Restaurante Brunholi, conhecido na região por fazer massas com excelência. Eles nos apoiaram cedendo o espaço, um café da manhã super reforçado e também toda a área de lazer para a criançada.

A decoração linda e intimista ficou por conta da talentosa Roberta, da Lola Festeira, que cuidou de tudo com muita delicadeza e bom gosto. Os docinhos finos foram feitos pela Raquel, da Doces Sophia, que deixou boa parte das mães intrigadas em pensar se os doces eram realmente “de verdade” ou de enfeite. Cá pra nós, ela faz docinhos como ninguém. Além de lindos são muito saborosos. Obrigada pela parceria meninas!

 


Para fazer as fotos, ninguém melhor que a Izabel Medeiros. Ela tem uma sensibilidade enorme, consegue capturar imagens lindas e está no comando da Sopro Fotografia.

Também contei com o apoio da empresa Baby Roger, que apresentou no dia do encontro sua nova linha de fraldas, montando um kit para cada mamãe levar pra casa.

A escola Casa Do Meio e a empresa Gourmetzinho foram outras apoiadoras deste projeto lindo.

Blogueiras e jornalistas também marcaram presença

Ninguém faz um evento sozinho. E eu pude contar com algumas parceiras, que me ajudaram com a divulgação do evento e foram muito queridas nos prestigiando durante o dia! Fica aqui o meu muito obrigada especial às queridas: Joyce (Amarmentar), Carla Falcão (Aventuras de Mãe e Social Mom Day), Sayuri (Valinhos com Crianças)

Também estiveram presentes as queridas Jaqueline Canaes (Escolhi Ser Mãe), Camilla Junqueira (Mãe de Três), e a jornalista Luciana Sanfins (A Mãe do João):

Conteúdo de qualidade

As palestras foram pensadas para atender à necessidades tanto da mãe quanto da mulher que cada mãe é, por isso, tivemos dois temas sobre os filhos e outros dois sobre a vida da mulher. Foram elas:

Palestra 1: “Antes de ser mãe somos mulheres: o resgate da autoestima após a maternidade.”
A ginecologista Patrícia Ferreira de Carvalho falou sobre assuntos relacionados à feminilidade, sexo após a gravidez, e a forma como a mulher se enxerga depois dos filhos. Também contou sua experiência como mulher, mãe e profissional, após o nascimento de sua filha.

Palestra 2: “Empreendedorismo Materno: Por onde começar? Como sair da zona de conforto?”
O tema teve tudo a ver com muitas mães presentes, que não conseguem mais encaixar seu perfil profissional na mesma carreira ou empresa agora que são mães. A especialista em marketing para mães, Telma Morassutti dividiu experiências e deu uma verdadeira aula sobre empreendedorismo.

Já a psicóloga Raquel Benazzi, do Núcleo Corujas, falou sobre os aspectos emocionais em tomar novos rumos profissionais.

Palestra 3: “Educação não violenta: uma educação para vida”
Impossível pensar num evento para mães e não falar sobre educação. Por isso, as consequências negativas de se educar com ameaças, castigos e palmadas, e a importância do autoconhecimento para se educar com respeito e amor foram explorados pela psicóloga Letícia Gomes Gonçalves, autora do Blog Conversa entre Marias.

Palestra 4: “Os dilemas da alimentação infantil”
Esse foi o tema apresentado com maestria pela fonoaudióloga Aline Padovani, dealizadora do CONALCO e co-organizadora da Semana de Atenção à Saúde e Alimentação Infantil, autora do blog queridinho das mamães, Tá na Hora do Papá.

Filhos tiveram uma programação especial
A criançada esteve em ótimas mães enquanto as mamães aproveitavam as palestras. Para isso, o Restaurante Brunholi (patrocinador oficial) disponibilizou a brinquedoteca, uma equipe de monitores e a fazendinha na área externa. E tivemos até um mágico e o grupo de recreação Komodia Festas Criativas, conhecidos na região de Jundiaí por resgatarem as brincadeiras antigas e cantigas de roda. Dá só uma olhada nestas fotos lindas:

 

 

 

 

Sorteios e muitos mimos para as mães
Um evento tão bacana não poderia deixar de presentear as inscritas com mimos pra lá de especiais. Para isso, contamos com o apoio dos parceiros muito queridos: NUK, Baby Tub, Slingue, Aurora, Senhora!, Tum…Tá! e Hinode. Até sorteio de sessão fotográfico rolou no final! Imaginem se a sortuda não ficou feliz, né?! E as mamães ainda levaram para casa uma sacola de produtos NUK e outra com mimos da Castelo Alimentos e Souvie Orgânica.
Ao final do evento cada mãe respondeu a uma pesquisa de satisfação onde pode apontar os pontos fortes e fracos do evento, assim, poderei fazer encontros ainda melhores daqui em diante.

E aguardem porque vem coisa boa por aí e em breve vou contar tudo aqui no blog! Fiquem ligadas!

 

 

Foto: @mamisdalorena

 

Posts relacionados