O be-a-bá para a babá! Curso sobre o brincar livre

Mamusca babás

Nem é preciso ter ido ao Mamusca para ficar encantada! Só de ver as fotos já dá para sentir como o espaço é aconchegante e recheado de carinho! Foi essa a minha primeira impressão. Para quem não conhece, trata-se de um espaço para um novo conceito de vivência familiar, um lugar para “grandes, pequenos e pequeninos”. Um lugar onde pais, mães e crianças, gestantes, bebês e mamães recentes poderão passar  manhãs ou tardes com atividades pensadas para cada uma delas. Tudo isso com um café, que serve comidinhas caseiras e gostosas em um ambiente pensado para que os adultos possam ficar lá relaxando, comendo ou até trabalhando (tem wi-fi e não tem musiquinha infantil ao fundo).

E entre as várias atividades promovidas no espaço, o Mamusca lança, pela 1ª vez, um curso de 8 horas direcionado especialmente para babás. Serão quatro encontros de duas horas cada, sempre às terças de manhã, em que a psicoterapeuta e brincadora do Mamusca, Camila Nassif, ensinará a importância do brincar livre para o desenvolvimento da criança. A primeira aula começa na terça 09 de junho. Mas o que fazer com as crianças se as babás estiverem em curso? O Mamusca oferecerá, sem custo adicional,  brincadores para cuidar da garotada enquanto suas babás aprendem.

Excesso de preocupação e segurança. Mais nãos do que sim. Geração de medos sem necessidades. Compreensão do processo de aprendizado infantil. Todos esses assuntos serão abordados de maneira objetiva no curso, pensados principalmente nas questões práticas que proporcionam a desenvoltura e criatividade das crianças. O curso ensina quais são as melhores formas de lidar com os conflitos diários como, por exemplo, uma bronca, o ritmo da criança para comer, vestir-se, banhar-se etc. O corpo é um ponto fundamental nessa relação. A criança tem a necessidade de conhecer o mundo por si mesma mas muitas vezes as babás não conseguem ficar no papel apenas de observadoras. O medo de ver a criança se machucar, cair, chorar, geralmente faz com que elas interfiram frequentemente nas descobertas, numa postura de superproteção física. O desafio dos pais e babás em como intervir nesse brincar livre, é conseguir enxergar na liberdade uma forma de também cuidar (leia mais abaixo).

Ao final do curso as babás recebem um certificado de conclusão. A programação completa do curso com o conteúdo total de cada encontro pode ser vista no www.mamusca.com.br.

Olha só alguns assuntos que serão  abordados:

Um resgate da infância – De onde viemos e do que brincamos? Resgatar brincadeiras e canções de cada uma delas além do compartilhamento de outras, apresentadas pela psicoterapeuta. Dinâmicas que as deixarão a vontade e mostrar que é um espaço aberto para o diálogo.

O medo: do cuidado com a integridade física ao controle exagerado de movimentos e brincadeiras – Esse encontro aprofunda  noções sobre o desenvolvimento infantil que possibilita a compreensão da necessidade de deixar a criança conhecer o mundo por si mesma. Conscientização da importância do movimento livre e entendimento que isso também é cuidar.

O ambiente preparado: os brinquedos e o ambiente –  O olhar e cuidado com o ambiente da brincadeira  (momentos de explorações, descobertas e conhecimento de si e do mundo vivido pelas crianças). Como respeitar e preparar este espaço? Cuidado com os sons e outros causadores de desatenção.

O ritmo de todo dia: comer, vestir, banhar – Respeitar o ritmo de cada criança é extremamente necessário para se obter um bom desenvolvimento cognitivo e emocional. É importantíssimo ter um olhar atento à criança, seus gestos e movimentos, para a construção de um bom vínculo afetivo. Isso abre a possibilidade da babá compreender  com mais facilidade os sinais de irritação, sono, desconforto da criança, podendo assim  melhor acolhê-la. Dicas de como observar a criança e como falar sobre ela.

Sobre a pscipoterapeuta

Camila Nassif trabalha com as crianças usando a linguagem artística como instrumento terapêutico. Trabalhou com formação de professores e hoje pesquisa a relação adulto-criança em ambientes de educação não formal.

Serviço:

O que: Curso “A importância do brincar livre para o desenvolvimento da criança”

Quando: Dias 09, 16, 23 e 30 de junho (sempre às terças de manhã)

Horário: das 10h às 12h

Para quem: babás e cuidadores

Valor: R$ 400 por pessoa (com direito a uma criança brincar no espaço, sem custo adicional durante todos os dias do curso)

Endereço: Rua Joaquim Antunes, 778 – Pinheiros CEP 05415-001 São Paulo –SP

Telefone: (11) 2362-9303

Site: www.mamusca.com.br

Facebook: www.facebook.com/mamuscasp

Email: contato@mamusca.com.br

 

Posts relacionados