Maternidade e Paternidade são discutidos no Congresso Nacional de Mães e Pais

Mostrar aos pais e mães que não estamos sozinhos e que dividir experiências nos faz sentir acolhidos. Foi com esse pensamento que comecei a planejar o Congresso Nacional de Mães e Pais, evento que defende a maternidade e paternidade conscientes, sem comparações com outros pais. Que levanta a bandeira que cada mãe e pai são a melhor família que seus filhos podem ter.

Foram seis meses de muito planejamento e contatos para que o evento se tornasse real.  E no último dia 25 de novembro ele aconteceu e foi um sucesso. Tudo estava impecável. A equipe muito bem alinhada, os palestrantes levando os pais à reflexões importantes e também emocionando-os em vários momentos, as mamães e papais interagindo, a criançada brincando… Tudo realmente muito além das expectativas.

Se você participou sabe do que estou falando. Se não participou, veja um pouco mais do que rolou e aproveite para entrar agora no site oficial do evento e curtir as redes sociais também, pois logo iremos liberar um vídeo com um pouquinho de tudo que rolou no dia. E, claro, já comece a se programar porque em 2018 teremos muito mais encontros e a segunda edição do Congresso, realizado aqui pelo site Mãe aos 40.

As palestras

A jornalista Rita Lisauskas dividiu sua experiência como mãe do Samuel, contando que por diversas vezes se sentia perdida e que a partir da gravidez tudo começou a mudar. Muitas mães e grávidas que estavam presentes no evento se identificaram com a sua fala e foi uma troca muito bacana de experiências.

Já a psicóloga Betty Monteiro fez a plateia chorar de rir ao pedir que duas mães presentes incorporassem crianças birrentas (imagina só que uma mãe se jogou no chão e fez o maior auê para exemplificar com perfeição a cena criada pela psicóloga!), daí então a especialista explicou diversos pontos das birras. Um deles é que só existe birra do seu filho se ele tiver uma plateia, então, muitas vezes a melhor solução é se afastar da criança e fingir que não está vendo o que ela faz, assim não haverá sentido ela continuar.

Mafoane Odara, psicóloga social e responsável pela área que combate a violência contra a mulher no Instituto Avon, trouxe ao evento um olhar mais profundo sobre os papeis das mães e pais, além de pontuar a importância da equidade de gênero e do respeito às mulheres. Foi uma palestra que levou a plateia à reflexão sobre diversos assuntos da vida em sociedade.

E para finalizar, Thiago Queiroz, mais conhecido como Paizinho, Vírgula!, falou sobre a importância do pai estar realmente presente na vida do filho. Muitos pais puderam aprender e trocar figurinhas com Thiago, que atendeu a todos.

Espaço Kids e Lounge do Bebê

Enquanto as famílias participavam das palestras, que seguiam o dia todo, os filhos puderam brincar à vontade no espaço montado para eles. Cabanas, tapetes e brincadeiras lúdicas e criativas fizeram parte da programação, que teve ainda uma vivência de contação de histórias ministrada pela escola Jardim Angelim, de Jundiaí, que utiliza a metodologia Waldorf. Os pais também ficaram à vontade para fazer a troca de fraldas e descansar um pouco no longe do bebê, espaço montado exatamente para dar este apoio às famílias.

 

 

Feira

Nos corredores das salas foram montados espaços para a exposição e vendas de produtos do interesse de mães e pais. Muitos puderam aproveitar para levar para casa itens feitos por artesãos locais e também alguns presentinhos lúdicos para a criançada. Não posso deixar de citar que a nossa super parceira Empório da Papinha também esteve presente com seus produtos maravilhosos!

E aqui também vale dizer que toda a concepção da feira e da cenografia geral do evento contou com a curadoria criativa da Meraki, e foi toda feita com peças de madeira de reflorestamento e demolição, a fim de gerar menos lixo possível. Muitas peças foram emprestadas e assim pudemos seguir com a conscientização também pela decoração do evento. Demais, né?! Espia só essas fotos:

 

Exposição fotográfica

Em parceria com a fotógrafa Tamires Neves, responsável por todas as imagens do evento, tivemos uma exposição fotográfica com 3 pais que participam ativamente da vida dos filhos. Todos os participantes do evento puderam conferir de perto as imagens, que ficaram lindas. Abaixo o painel montado pela fotógrafa:

Participação especial do balé com bebês 

Para fechar com chave de ouro o evento contamos com a participação do balé com bebês Baby Fusion, que já é referência na cidade de Jundiaí e tem como objetivo fortalecer os vínculos entre mães e filhos. Foi emocionante!

Sorteios e mimos

E como todo bom evento, não faltaram produtinhos que a gente ama em nossos sorteios e também na sacola que cada mamãe e papai levou pra casa. Siiimmm, a gente adora mimar as pessoas que fazem parte dos nossos encontros, afinal, sem vocês eles simplesmente não aconteceriam!

 

Bem, acho que deu pra dividir um pouco desse evento lindo com vocês. E já fica aqui o convite para que no próximo você também faça parte!!

Posts relacionados