Festa Junina: Aprenda a organizar uma inesquecível

Imagem: Elo7.com
Imagem: Elo7.com

“Em toda festa de São João, tem foguete, tem balão, no arraiá muito quentão e a sanfona não para, não. Quando a quadrilha começar, eu não vou mais querer parar…” É no clima desta música, imortalizada nas vozes da dupla sertaneja Leandro & Leonardo, que acontecem as festas nos meses de junho e julho. Tudo que lembra fazenda, campo e roça, como a madeira, chapéu de palha, galocha, cerca, feno, camisa xadrez, tecidos floridos… não podem ficar de fora destas festas.

Capriche na decoração!
O chapéu de palha, que é um item caipira obrigatório, pode ser usado tanto pendurado atrás da mesa de comes e bebes ou para acomodar os quitutes. Caixas, bandejas, cestas e outros objetos de madeira, juta, sisal e palha também são ótimos para servir os doces e comidinhas. O legal é que você não precisa investir em objetos novos. Dê uma vasculhada nos utensílios e decoração da sua casa que certamente vai encontrar algo bacana. Também não se esqueça de tecidos como o xadrez e o florido. Você pode forrar a mesa com eles, fazer caminhos, amarrar como se fossem fitas nos quitutes e ainda confeccionar bandeirolas. E por falar nelas, que tal montar um varal de bandeirinhas coloridas com balões ou apenas uma cortina de balões e deixar no fundo da mesa? Para arrematar o clima festivo de roça, faça uma fogueira. Além de deixar o ambiente ainda mais típico, ela serve para aquecer nestes dias frios.

Imagem: www.madamecriativa.com.br
Imagem: www.madamecriativa.com.br
Imagem: www.suacasasuafesta.com.br
Imagem: www.suacasasuafesta.com.br
Imagem: www.decoracaoearte.com.br
Imagem: www.decoracaoearte.com.br

Comidas típicas
Quem ama doce, principalmente os caseiros, certamente não perde uma festa junina por nada. É que ela é recheada dessas gostosuras. Esqueça os docinhos tradicionais dos aniversários, como os brigadeiros, e invista em tudo que é feito com amendoim, fubá e milho. Pipoca, paçoca, pé-de-moleque, bolo de fubá, curau, arroz-doce, milho cozido, canjica e doces tipo compota, como de abóbora e banana, fazem um tremendo sucesso. Os alimentos salgados também devem sair dos tradicionais como coxinhas, bolinhos de queijo e esfiras. Tortas salgadas, cuscuz e cachorro-quente são boas pedidas. E, fuja do refrigerante e cerveja, hein? A festa pede algo quente como vinho quente e quentão.

Imagem: Reprodução
Imagem: Reprodução
Imagem: Reprodução
Imagem: Reprodução
Imagem: Oslaine Artes
Imagem: Oslaine Artes

Aliás, aqui vai uma receita de vinho quente:

Ingredientes:
1 xícara e ½ (chá) de açúcar
3 xícaras (chá) de água
2 paus de canela
5 cravos-da-índia
1 garrafa de vinho tinto seco
1 xícara e ½ (chá) de suco de laranja
2 maçãs descascadas e cortadas em cubinhos

Modo de preparo: Em uma panela coloque o açúcar e deixe dourar. Adicione a água, a canela e os cravos. Cozinhe mexendo até que o caramelo derreta. Junte o vinho, o suco, a maçã e cozinhe até apurar bem. Mexa de vez em quando. Tire do fogo e sirva bem quente.

Imagem: Reprodução
Imagem: Reprodução

A diversão não pode faltar
O que seria das quermesses e festas juninas se não fossem as brincadeiras da pesca, o tomba lata e o jogo das argolas? Certamente ficaria faltando algo. O melhor é que elas são superfáceis de fazer e não só as crianças, mas também os adultos, amam. A pesca é possível organizar com varinhas de pescar, peixinhos de plástico com argolas (que servirão de ganchos) e uma piscina com bolinha, água ou areia. O tomba lata se cria com latinhas de tamanhos iguais ou diferentes e bolas ou até uma bolinha improvisada com meia-calça. Já os jogos de argolas podem ser feitos com argolas ou pulseiras e garrafas de vidro ou PET. Fácil, né? Agora que você já tem todas as dicas, separe sua galocha, o chapéu de palha e a camisa xadrez que o arraiá vai começar!

 

Imagem: www.mundodastribos.com.br
Imagem: www.mundodastribos.com.br
Imagem: Reprodução
Imagem: Reprodução
Imagem: Reprodução
Imagem: Reprodução

Esse post foi escrito pela jornalista Renata Menezes, mãe do João Pedro. Ela é apaixonada por decoração e coloca toda a criatividade em prática na Las Ticas Decor (SP), empresa de decoração e eventos. Todo mês ela vai dar dicas para a sua festa ou evento.

Posts relacionados