Entrar ou não na pirâmide dos livros?

piramide de livrosEsses dias vi o Facebook bombando com convites para participar da pirâmide de livros, em que você doava 1 livro e ganhava 36. Bastava você escolher 6 amigos para participar. Com certeza todos vocês viram também. Logo depois veio a polêmica e o convite era para não entrar nessa ciranda… Vai entender!
Existem mães que defendem a ideia, pois além da criança ficar cheia de livros novos, fica feliz em ver chegando via correio encomendas com o seu próprio nome. Outras discordam porque acham que o mais grave é colocar os dados pessoais da criança na internet. Eu não entrei porque não achei necessário. Aqui em casa temos muitos livros infantis comprados ao longo de tempo, sem contar que existem bibliotecas excelentes, onde as crianças podem lê-los com tranquilidade e enriquecendo ainda mais a experiência. Enfim, achei que existia outras maneiras de adquirir 1 ou 36 livros.

Outras formas de incentivar a leitura
Acho excelente ações para incentivar a leitura dos pequenos, mas, como disse antes, acho que existem outros meios de incentivá-los. Mas, se mesmo assim, você ainda quer ver o seu filho ganhando alguns livros e recebendo algo de outra pessoa, que tal aproveitar o natal e fazer um amigo secreto de livros no condomínio, na sala de aula, entre primos?
De repende criar um grupo de leitura, um mini sarau, uma vez por mês ou por semana no salão do seu prédio, na sua casa com um grupo de crianças… Confesso que estou pensando em sugerir essas ideias para as mães da sala do meu pimpolho!
A leitura nos fornece um mundo de prazeres. Os pequenos desenvolvem a criatividade, a imaginação e aumentam o repertório de palavras. Por isso, de uma forma ou de outra, é muito importante que se construa esse hábito, começando nos primeiros meses de vida. Se você tem outras dicas bacanas para incentivá-la, divida com a gente!

Este post foi escrito pela pedagoga Cristiane Presotto, que é blogueira do maemadura.com.br e mãe de 3 filhos. Todo mês ela vai dividir com a gente as experiências e desafios da maternidade. Acompanhe!

Posts relacionados