Brincando de agente secreto com os filhos

post fala mãe
Foto: Arquivo pessoal Cynthia Le Bourlegat

Sempre fui uma criança que gostava de fazer arte… Inclusive, aos 6 eu botei fogo no sofá da sala tentando fazer um lampiãozinho que vi num programa da Cultura. Não bastava fazer o lampiãozinho com potes de margarina, eu também quis acendê-lo! Olha o perigo rs… Mas, tirando o sofá de courino que minha mãe perdeu, tudo ficou bem. Cresci e abafei um pouco esse interesse pelos trabalhos manuais. Me formei em biologia, casei com um engenheiro louco por jogos eletrônicos, tive dois meninos (um seguido do outro) e, conforme eles foram crescendo a inevitável afinidade com o pai e o interesse pelos jogos eletrônicos foi aumentando cada vez mais. Então, tenho hoje dois pequenos nerds de 8 e 9 anos.

Desvirtualizando
Não sou contra o acesso de crianças a jogos eletrônicos, acho até que muitos deles estimulam a criatividade e o trabalho em equipe. Mas, não queria que a amostra lúdica da infância deles se baseasse só nisso, então há alguns anos eu tenho como missão de vida mostrar a eles milhares de coisas divertidas e alternativas aos games, que nós poderíamos fazer juntos. Mostrar que fazer uma arte também pode ser uma brincadeira, que as descobertas em experimentos de ciências também podem ser divertidas.
Com isso, eles começaram a se interessar cada vez mais por esse universo, e hoje em dia ainda jogam muito vídeo game, mas, vira e mexe me propõem ou me cobram para fazermos novas atividades e brincadeiras.

Um tempo só para brincar com seus filhos
Sempre aconselho às amigas mães que reservem um tempinho para brincarem com seus filhos. Mesmo que sua rotina seja praticamente toda preenchida, assim como as crianças também têm muitas atividades hoje em dia, é sempre possível tentar reservar umas horinhas na semana para se divertir junto com os filhos, afinal, eles crescem tão rápido… Logo você não terá mais essa oportunidade.

Se você não sabe por onde começar, há vários sites e blog nacionais e estrangeiros que sugerem milhares de brincadeiras para cada faixa de idade. Mas, por que não inventar algo em torno de um tema que mais gostam? No fim das contas, a gente ganha tanto quanto eles, pois a satisfação de partilhar momentos assim não tem preço. E ter a certeza que boas lembranças da infância ficarão na mente deles é um grande afago a nossa alma de mãe.

Vamos à brincadeira? 
Vou mostrar aqui uma brincadeira que os meninos adoram: espiões ou agentes secretos. Funciona assim: a chefe da agência de espionagem (no caso você, agente mãe!) deve dar 3 missões para seus pequenos espiões. E a tarefa deles é conseguir concluir todas elas.

Primeira missão: passar no teste do disfarce perfeito, afinal um espião nunca pode ser reconhecido em suas tarefas. Peça para eles usarem a imaginação e se disfarçarem com adereços que encontrarem pela casa.

  Meu Deus, quem são esses elementos rs? Missão cumprida!!! - Foto: Arquivo pessoal Cynthia Le Bourlegat

Meu Deus, quem são esses elementos rs? Missão cumprida!!! – Foto: Arquivo pessoal Cynthia Le Bourlegat

Segunda missão: passar pelo corredor de lasers (você pode fazer com lã e fita adesiva). Afinal um espião precisa ter agilidade, concentração e coragem.
Agente Thierry teve mais dificuldades devido ao seu tamanhão de quase 8 anos, mas no fim os dois conseguiram. Missão cumprida!

Foto: Arquivo pessoal Cynthia Le Bourlegat
Foto: Arquivo pessoal Cynthia Le Bourlegat

Terceira missão: Organizar a frase e descobrir a mensagem secreta. Agente Thierry desvendou rapidamente usando sua experiência de mais de 7 anos em espionagem. Escreva uma frase com uma mensagem, imprima, recorte as palavras e embaralhe para eles decifrarem.

 “O chocolate está na segunda gaveta do armário da cozinha”. - Foto: Arquivo pessoal Cynthia Le Bourlegat

“O chocolate está na segunda gaveta do armário da cozinha”. – Foto: Arquivo pessoal Cynthia Le Bourlegat

Missão cumprida, e chocolate na barriga!

Gostaram da brincadeira? Quem fizer em casa me conta!!!! Abraço!

Cynthia Le Bourlegat é formada em biologia, mãe de dois meninos e, graças à internet, acredita que é crafter, o que a tornou ainda mais pão dura do que achava que era! Incentiva os pequenos a fazerem arte, porque eles vão fazer arte de qualquer maneira! No blog Fala, Mãe!, divide suas aventuras e experimentos, sempre com dicas espertas.

  • G+
  • Facebook Comentários (2)

    2 Comentários

    1. Cynthia Le Bourlegat -

      Adorei! Muito, obrigada pelo carinho! E que saudades que deu desse dia rs…beijo querida!

      • Mãe aos 40 -

        Eu que agradeço! Você é super talentosa! Beijos!!

    Comente!

Posts relacionados